quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Batatas "fritas" com molho de Tomate



CLIQUE AQUI PARA VER ESTA RECEITA NO NOVO SITE

O nome soa estranho e o aspeto deixa a desejar, mas o sabor é muito bom :)
Como este prato desde que me lembro e pedia muitas vezes à minha avó e à minha mãe para o fazerem.
Na minha ignorância, pensava que era um prato que todos conheciam, até há pouco, quando disse a amigas que me apetecia "batatas fritas com molho de tomate" e ficaram a olhar para mim como se fosse uma extraterrestre, aí percebi que devia ser receita de família :P
O meu namorado teve a mesma reação quando eu disse o que ia ser o jantar e agora adora, sempre que lhe pergunto o que lhe apetece comer a resposta é "batatas fritas com molho de tomate" mas nem sempre lhe posso fazer a vontade, pois só sabe bem na época dos tomates, quando já estão madurinhos e se forem os da horta da minha avó ainda melhor.
As batatas fiz no forno, é mais saudável e ficam boas à mesma, mas se preferirem podem fritar.

Ingredientes:

  • 5/6 tomates maduros
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho grande
  • Pimento vermelho/verde (pouco)
  • Sal e azeite

Batatas "fritas" na forno: Corte as batatas em palitos, lave e escorra bem, coloque-as dentro de um saco de plástico limpo e adicione um pouco de azeite e sal. Feche o saco com ar lá dentro e agite. Espalhe as batatas num tabuleiro forrado a papel vegetal e leve ao forno a 180º até estarem cozinhadas e douradas.

Preparação:

Num tacho coloque a cebola (partida em meias luas fininhas), o pimento, o alho picado e um fio de azeite. Quando a cebola amolecer acrescente o tomate e tempere com sal, deixe cozinhar em lume brando cerca de 10/15 minutos com o tacho tapado. Se tiver muito caldo destape e deixe apurar bem (mas sem secar todo o caldo).

Depois das batatas estarem prontas coloque-as numa travessa e verta o molho de tomate por cima, misture bem e sirva, pode acompanhar com uma salada verde.

2 comentários :

  1. Ainda bem que deste a conhecer este prato porque adorei!!! Uma variação muito saborosa das batatas com ketchup ;)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adoro!!! A minha sogra faz ovos escalfados no molho de tomate e serve assim com ad batatas. Este prato CHAMA-SE " melhangué" aqui na charneca da caparica ❤❤❤

    ResponderEliminar